segunda-feira, 7 de março de 2011

Livros, Cafeína e Concorrência

Oi, pessoas! (: como anda o carnaval de vocês? o meu vai bem, obrigada por perguntar. mas vou logo deixando de floreios que não tenho muito tempo pra isso. aliás, só estou escrevendo hoje (em plena segunda de carnaval) pq adiei demais esse post e também pq foi minha amiga linda, Vih Aquino que me pediu *-*
Bem, hoje eu vim falar sobre um assunto que preocupou seus pai, seus avós e quem sabe até seus bisavós, dependendo da sua idade (falei merda agr, mas agt supera). anyway .-.
Vestibular pra quem não sabe é uma das mais injustas formas de avaliação. é aquela coisa que seus pais buzinam no seu ouvido desde a época em que você vivia como uma lombriga na barriga da sua mãe. e ele só existe pra infernizar a sua vida nos últimos três anos do ensino médio. como somos pobres mortais que não tem nenhum poder de mudar o mundo de uma hora para outra, nos restaram duas funções nesse teatro todo: aceitar e passar. o primeiro passo é bem simples. chame sua mãe/pai (ou os dois) para conversar e diga calmamente que você não vai prestar vestibular pq acha que é uma maneira de avaliação muito injusta. espere dois segundos (ou menos) e o que você vai ouvir deles é exatamente isso: 'EU NÃO PAGUEI TODOS ESSES ANOS DE ESCOLA PRA VOCÊ CHEGAR E ME DIZER QUE NÃO VAI PRESTAR VESTIBULAR? VOCÊ QUER VIRAR MENDIGO? É ISSO? VAI PRO SEU QUARTO AGORA E TRATE DE PEGAR UM LIVRO PRA ESTUDAR PQ EU NÃO VOU SUSTENTAR VAGABUNDO!' é. é duro dizer isso mas eles tem toda a razão. deixar um filho virar  mendigo é contrariar toda a ideologia da sociedade capitalista. seus pais seriam severamente criticados, perderiam status social e se sentiriam humilhados ao ver o filho do amigo se formando msm que fosse em uma faculdade capenga. OK,  eu me desviei um pouco do assunto, kkk
continuando meu raciocínio inicial, você tem que aceitar o vestibular e passar  a qualquer preço. mesmo que você perca sua sanidade O_O e é por isso que eu estou aqui :D já foi a introdução. agora é a parte boa, haha.

DICAS SOBRE COMO NÃO ENLOUQUECER E PASSAR NO VESTIBULAR *-*

- Prestar atenção nas aulas, pois não tem estudo em casa que compense uma aula perdida (só se você tiver um professor particular, mas isso não vem ao caso).
- Estudar o assunto visto em sala no mesmo dia. Isso vai mover o conhecimento para sua memória fixa.
- Ler o assunto em voz alta. Não sei porquê, mas funciona cmg (y)
- Intercalar matérias que você gosta com matérias chatas. Faz o estudo ficar menos cansativo.
- Organizar um horário de estudo. Quando você menos perceber já vai estar fazendo tudo na hora certinha.
- Escute músicas em inglês (ou espanhol dependendo de qual você vai optar)
- Coma bem, mas não muito pq dá sono.
- CAFÉ *-* sempre ajuda. só não dá pra exagerar, tá? a medida certa é aquela quantidade que faz você ler sem dormir mas também que depois de estudar você consiga descansar.
- Seja otimista, mas não exagere. Acredite no seu potencial, mas não se garanta antes de estudar muito.
- Sair e conversar com os amigos sempre que sobrar um tempinho. E quando não estiver muito cansado, saia de noite! vale até beber um pouquinho (se você gosta e sem exagero).
- O que está em azul no tópico acima vale SÓ para o fds (sexta de noite e sábado, pq domingo é descanso).
- Olha, essa dica não vale pra todo mundo. Pra mim funciona. É o seguinte: quando você estiver estudando uma matéria cansativa, tenta colocar uma música de fundo animada e que você goste. Em um volume médio, claro. Tem a mesma função que o café, ou seja, não te deixar dormir. E também faz a matéria ficar mais gostosa de estudar *-*
- Qualquer dúvida sobre vestibular, procure seus professores ou amigos que já fizeram (de preferência que passaram).
- Qualquer estresse, conta para os amigos, pede ajuda, desabafa.
- Se estiver muito ancioso(a) msm, vale até procurar um pscicólogo, afinal, ngm faz nada direito se estiver muito nervoso, né? :)

PS. Já ia esquecendo! cuidado com aquelas pílulas de guaraná O_O você fica dias sem conseguir domir msm que esteja com muuuuuito sono. e isso é horrível.

  É isso. Espero que eu tenha ajudado! Bjs.

Bom Resto de Carnaval *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário