quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dia do Rock! \,,/

tá, já passou. eu sei :/ mas como o rock é o estilo musical que um dia todo mundo já gostou, eu acho que ele merecia não só um dia mas um SEMANA DO ROCK! \,,/ então, meu post tá valendo! uhul.
Bom, na verdade eu não sei nem por onde começar! porquê o rock é um universo de informações e músicas perfeitas que gerou infinitos gêneros em mais de 50 anos de história. enfim, o rock é um mutante. começou como uma mistura de country e r&b (ritmo e blues), coloriu-se em sua fase psicodélica, ganhou peso, emagreceu, usou moicano e hoje usa uma singela franjinha (tipo a minha :P). então a partir de uma linha do tempo podemos avaliar essas mudanças que criaram o que hoje a gente chama de rock n' roll :D

ANOS 50 - O COMEÇO

A mistura de country com r&b surgida no início dos anos 50 mudaria por completo a história da música. Little Richard, Jerry Lee, Bill Haley e Chuck Berry, pioneiros no gênero, superaram barreiras e fundiram música branca e negra como nunca havia acontecido antes. 'Maybellene' de Chuck Berrys é uma das canções que definiram o DNA do rock!

ANOS 60 - POPULARIZAÇÃO]

Little Richard e companhia abriram caminho para a explosão do rock and roll nos anos 60. Assim, Elvis pode encantar o mundo com seu rebolado e influenciar o visual de jovens do mundo todo. Rolling Stones, The Who, Bee Gees e The Beatles também surgiram nessa época. The Beatles logo se viraram para a psicodelia e depois para o experimentalismo. Mas a imagem dos quatro usando terninhos e cabelo de tigela tocando 'I wanna hold your hand' para platéias histéricas é eterna!

FIM DOS ANOS 60 - PSICODELIA

Com o gênero popularizado, a guerra do Vietnã nos noticiários, e as drogas fazendo a cabeça dos artistas, o rock deixou a caretice de vez! Ganhando cores e músicas em tom de protesto pelas vozes de artistas como Bob Dylan e Joe Cocker. O marco dessa época foi o festival de Woodstock (1969) quando Jimi Hendrix tocou 'Purple haze' e o hino americano com efeito de bombardeios; fez história.

ANOS 70 - METAL

Com guitarras em destaque, influência de Blues e potência sonora amplificada, bandas como Led Zeppelin e Black Sabath deram origem ao metal nos anos 60. Nos anos 70 uma nova onda de madas metaleiras surgem, como Iron Maiden e Judas Priest. Uma famosa música da época é 'The number of the best' de Iron Maiden. Além do som pesado, outras características dessas bandas eram os cabelos compridos, as roupas pretas e os integrantes com cara de poucos amigos.

FIM DOS ANOS 70 - PUNK

Surgiu nos EUA como uma resposta a megalomania que o metal e progressivo imprimiram ao rock nos anos anteriores. A ordem entre grupos como Ramones era reduzir tudo ao básico: bandas com apenas guitarra, baixo e bateria, músicas curtas e aceleradas, atitude rebelde e anarquista além do clássico moicano. Pouco depois o movimento chegou na Inglaterra com a banda Sex Pistols e seu hit 'God save the queen'.

ANOS 80 - PÓS PUNK

Se a vida do punk foi cheia de som e fúria, no pós-punk foi cheia de angústia, introspecção e melancolia. A banda clássica do estilo teve vida curta com o suicídio de seu líder. Mas outras bandas como The cure, The fall e Bauhaus continuaram se jogando na melancolia e no visual dark. Muitos de seus hits são regravados por outras bandas e cantores, como 'Boys don't cry' da banda The Cure.

ANOS 90 - GRUNGE

Como o punk, o grunge nasceu como uma resposta aos exageros das vertentes anteriores. Imagine algo bem básico como Nirvana (a banda mais influente do estilo) ou Pearl Jam. Hit recomendado: 'Smeels like teen spirit' - Nirvana.

2000 E LÁ VAI O TREM - EMO

Eles gostam de hardcore (uma vertente acelerada do punk rock), mas são sensíveis. Bandas como Panic at the disco e Fall out boy representam muito bem o estilo, pois falam de corações partidos e os problemas da adolescência criando um novo estilo: o emotional hardcore. Mas não basta choramingar! Emo que é emo não sai de casa sem uma maquiagem pesada nos olhos e aquele franjão na cara.

Tá, essas são as principais vertentes do rock a partir da linha do tempo. mas... por quê o dia 13 de julho virou o dia mundial do rock? [hm]
Explicando: Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath. Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.
Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock!

Bem, deu pra peceber que eu sou beeeem fã do estilo, né? mas tenho minhas preferências pelo rock nacional *0* tipo Titãs, Los Hermanos, Paralamas, Ira, e principalmente CAPITAL INICIAL *----------*
mas eu vou parando de escrever por aqui pq esse post já tá monstruoso. vou deixar aí embaixo alguns links de materias interessantes pra se ler na semana do rock, a história da minha banda preferida (CAPITAL INICIAL -ngm sabia) e um teste da capricho (sem preconceitos, viu meninos?) pra ver se vcs aprenderam mesmo comigo! :D Beijos! :*

http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285808.shtml (origem do nome)
http://capricho.abril.com.br/testes/voce-sabe-historia-rock-483965.shtml (teste)
http://veja.abril.com.br/090403/p_115.html (Cazuza, Cássia e Renato)
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_288558.shtml (Los Hermanos-despedida)
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_288747.shtml (10 filmes sobre rock)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Inicial (CAPITAL INICIAL *-*)

fim!

8 comentários:

  1. aaaaaaaaamei.. adorei a intrudoção amiga fosse bem objetiva *-* eu nem sabia de nada kk vivaa suaa pesquisa! s2

    ResponderExcluir
  2. Adorei a retrospectiva... Maravilhosa...
    Eu sou bicho dos anos 80/90, então adoro esta fase.... mas tenho fascinação pelas raízes do rock tmb!
    ;D

    ResponderExcluir
  3. eu nasci na época errada, pis adoro as músicas dos anos 80 *-*

    ResponderExcluir
  4. luciana, porque nao nasceram suas irmãs ein/? sintindo falta aqui *--* alguem pra ser emo comigo :'(

    ResponderExcluir
  5. pq eu botei elas pra fora da barriga! haha :X

    ResponderExcluir
  6. Ótima retrospectiva, você citou muito bem cada ídolo de cada década e me fez viajar a um tempo que eu nem vivi, e até senti saudade, de comparar com o que existe de lixo musical nos tempos atuais :/
    Parabéns pelo blog, lindo estilo, textos com linguagem jovial, bem interessante, adorei *-*

    ResponderExcluir
  7. valeu! eu também sinto saudade das músicas antigas, e adoraria que hoje tivéssemos músicas inteligentes :/ mas continuaremos lutando por músicas melhores! JSJLKJSLAJS obg por comentar :)

    ResponderExcluir